Vasectomia
O que é?
A vasectomia é uma pequena cirurgia para impedir que os espermatozóides cheguem ao sêmen que é ejaculado do pênis. O sêmen ainda existe, mas não contém espermatozóides. Após uma vasectomia, os testículos ainda produzem esperma, mas eles são absorvidos pelo corpo. A vasectomia previne a gravidez melhor do que qualquer outro método de controle de natalidade, exceto a abstinência sexual.
Por que fazer uma vasectomia?
A vasectomia é uma escolha segura e eficaz de controle de natalidade para homens que têm certeza de que não desejam ter filhos no futuro.
A vasectomia é 99,9% eficaz na prevenção da gravidez.
A vasectomia é uma cirurgia ambulatorial com baixo risco de complicações ou efeitos colaterais.
Com certeza, o custo de uma vasectomia é menor do que o custo da esterilização feminina (laqueadura) ou o custo da utilização de anticoncepcionais para mulheres a longo prazo.
Uma vasectomia significa que você não precisará tomar medidas anticoncepcionais antes do sexo, como uso um preservativo (mas não previne doenças sexualmente transmissíveis).
Como é feita uma vasectomia?
A vasectomia é um procedimento ambulatorial, ou seja, o paciente não necessita ficar internado, e pode ser liberado logo após o procedimento.
Após fazer uma higienização da área, o urologista irá fazer uma anestesia local injetável para anestesiar a região, mas você estará ciente do toque, da tensão e do movimento. O anestésico local deve bloquear qualquer dor aguda. Se você sentir dor durante o procedimento, avise seu urologista para que possa obter mais anestesia.
Um pequeno corte é feito na pele do escroto para alcançar os canais deferentes. O canal deferente é cortado e suturado em ambos os lados, deixando um pequeno espaço entre as duas extremidades. Essas etapas são então repetidas no outro ducto. Os cortes escrotais são fechados com pontos absorvíveis, isto é, não é necessário retirar os pontos.
Após o procedimento
Você deve ir para casa imediatamente após o procedimento. Além disso, deve evitar sexo ou atividades que exijam muita força. Podem ocorrer inchaço ou dor leve, que podem ser tratados com uma compressa de gelo no escroto e analgésicos orais. A maioria dos homens se recupera totalmente em menos de uma semana. Muitos homens podem voltar ao trabalho já no dia seguinte.
Muitas vezes, as atividades sexuais podem ser reiniciadas dentro de uma semana após a vasectomia. Mas é importante saber que a vasectomia não funciona imediatamente. Após o procedimento, os novos espermatozóides não serão capazes de entrar no sêmen, mas ainda haverá um número significativo de espermatozóides no canal, que levam algumas semanas para serem eliminados.
Você terá que fazer um acompanhamento com seu urologista e coletar um espermograma (análise do sêmen) para verificar se ainda há espermatozóides em sua ejaculação. Durante esse tempo, você deve usar outros métodos contraceptívos.
Dúvidas Frequentes
Minha parceira pode dizer se eu fiz vasectomia?
O esperma acrescenta muito pouco ao volume do sêmen, portanto, nem ela nem você devem notar nenhuma mudança em sua ejaculação após a vasectomia.
Posso ficar impotente após uma vasectomia?
Uma vasectomia sem complicações não pode causar impotência.
Uma vasectomia pode falhar?
Há uma chance extremamente rara de que uma vasectomia possa falhar. Isso ocorre caso o esperma vaze de uma extremidade do canal deferente do corte e encontre um caminho para a outra extremidade do corte.
Posso ter filhos após minha vasectomia?
Sim, os canais deferentes podem ser reconectados microcirurgicamente em um procedimento denominado reversão de vasectomia. A reversão da vasectomia, apesar de factível, é um procedimento complexo e sem garantia de sucesso, sendo que quanto maior o tempo decorrido da vasectomia, maior a dificuldade em recuperar a fertilidade. Outra alternativa seria a congelação de espermatozóides antes da vasectomia, para uma posterior fertilização artificial. Se você acha que pode querer ter filhos um dia, deve procurar formas não cirúrgicas de contracepção antes de decidir fazer uma vasectomia.
Quem pode fazer uma vasectomia?
No Brasil, para se fazer o procedimento, o paciente deve obrigatoriamente ter mais de 25 anos OU pelo menos 2 filhos vivos.
Riscos
Logo após a cirurgia, há um pequeno risco de sangramento no escroto. Se você notar que seu escroto ficou muito maior, estiver vermelho ou muito dolorido, entre em contato com seu urologista. Existe um pequeno risco de síndrome da dor pós-vasectomia. A síndrome da dor pós-vasectomia é uma dor constante que pode ocorrer após uma vasectomia. Sua causa não está clara, mas na maioria das vezes é tratada com medicamentos anti-inflamatórios.
Estudos mostram que homens que fizeram vasectomia não tem maior risco de doenças cardíacas, câncer de próstata, câncer testicular ou outros problemas de saúde.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato e mande sua pergunta!