A imunidade e o Diabetes

No diabetes, o corpo sofre alterações que podem comprometer vários sistemas, incluindo o sistema imunológico. Como toda doença crônica, o fator determinante da baixa imunidade pode estar associado ao descontrole da glicemia (nível de açúcar no sangue).

Trabalhos de extrema relevância dizem que as condições de resistência à insulina, que chamamos de síndrome metabólica, estão ligadas a uma alteração importante nos neutrófilos, que são nossas células de defesa. Indica também que essa alteração pode estar relacionada à processos infecciosos em pacientes obesos e diabéticos do tipo 2.

 

Fimose só dá em criança?

A fimose pode ocorrer em homens com idade avançada. Na maioria dos diabéticos, a cirurgia pode evitar a balanopostite de repetição (inflamação crônica da glande e do prepúcio), sendo mais comum nos adultos.

Algumas doenças que afetam a imunidade, a exemplo do diabetes mellitus, podem ter como manifestação inicial essa inflamação de repetição ou a fimose de aparecimento da idade adulta. É muito comum a Diabetes ter como apresentação inicial uma balanopostite. Entretanto, o melhor dos tratamentos é o controle adequado medicamentoso do diabetes.

A presença do açúcar na urina, glicose, cria um ambiente local para proliferação de levedura e/ou bactérias para crescer. A glicose passa a ser um meio de cultura e a sua proliferação acaba por danificar os tecidos do prepúcio e glande. Certifique-se de manter seu pênis limpo depois de usar o banheiro.

Caso com fimose devem ser submetidos a postectomia ou circuncisão. Mais ainda, os pacientes com fimose e balanites devem ser operados. Uma cirurgia bem feita pode resolver a balanopostites de repetição

Além disso, a postectomia pode proteger de algumas doenças sexualmente transmissíveis (DST). Isso ocorre ao longo do tempo, pois a mucosa do prepúcio e da glande vão se tornando mais resistentes, ou seja ficando mais parecidas com a pele.

 

Como prevenir?

Além de manter a sua glicemia controlada, também existem alguns hábitos que você pode incluir na sua rotina para garantir que a sua imunidade fique alta.

A prática de exercícios físicos de forma regular é uma delas. Uma boa dica neste caso é escolher algum exercício que você goste, como pilates, aulas de dança, academia, treino funcional, algum esporte, como handebol, futebol ou basquete, corrida ou até simplesmente caminhar. O que importa aqui é se mexer, seja qual for o jeito!

Outra dica para aumentar a sua imunidade é prestar atenção na sua alimentação. Será que ela está nutritiva ou será que você está consumindo açúcares e carboidratos, por exemplo, em quantidade excessiva? Existem alguns alimentos que podem ser aliados para que a sua imunidade fique alta, como castanha do pará, peixe, espinafre, cenoura, entre outros.

Para terminar, também queremos lembrar da importância da saúde mental quando se trata de imunidade. Situações de estresse extremo e ansiedade podem realmente causar uma baixa na imunidade, deixando o nosso organismo menos protegido. Dê muita atenção a como você anda se sentindo e mais uma vez, não deixe de procurar ajuda se for necessário.

Ficou com alguma dúvida? Clique aqui para entrar em contato conosco e quem sabe podemos te ajudar!