Segundo a Organização Mundial de Saúde, a ejaculação rápida é toda aquela que ocorre sem a vontade do homem, não importa se antes ou durante a penetração. Ou seja, não existe um tempo padrão. Um critério confiável é avaliar se o problema está prejudicando a vida íntima ou o relacionamento.

A ejaculação precoce é um distúrbio que atinge homens com vida sexual ativa, mas, na maioria dos casos, ele é negligenciado devido à vergonha que alguns homens sentem de procurar ajuda médica. Geralmente está associada principalmente com o fator ansiedade, mas não necessariamente todos os homens que têm ansiedade sofrem deste mal.

O temor em relação ao sexo, na maioria dos casos na fase adolescente, faz com que os homens não tenham confiança e acarreta essa desconfortável situação. Mas não é apenas nessa fase que ela pode ocorrer, todos os homens estão propensos a sofrer com a Ejaculação Precoce. Fica o alerta: isso pode ser a origem de uma futura Disfunção Erétil.

 

A ansiedade de desempenho

Um dos maiores erros para proceder essa situação é quando o homem sente uma grande afeição por sua parceira e quer impressioná-la desde o início do ato sexual, fazendo com que a adrenalina seja maior do que o necessário, resultando em uma ejaculação mais rápida e inesperada.

A ejaculação precoce é um problema de saúde de origem multifatorial, ou seja, muitas coisas podem estar relacionadas com a presença desta alteração. A história das relações sexuais anteriores, o uso de medicamentos, o comportamento ansioso e transtornos como depressão podem estar relacionados com a ejaculação precoce.

A Ejaculação Precoce pode estar associada à adrenalina. Isso ocorre por conta do hormônio do estresse que o próprio corpo produz, decorrente do excesso de ansiedade. Essa adrenalina é fadada a ser gerada durante as preliminares, aumentando gradativamente, atingindo o auge do prazer sexual do casal no fim da relação

 

Como diagnosticar?

O diagnóstico é feito através de exames clínicos com base no depoimento do paciente. Com relatos sobre a ocorrência e frequência dos eventos, o especialista pode pedir exames complementares, como de dosagem hormonal.

A ejaculação precoce pode ser identificada em três níveis: primária – acomete o paciente desde a primeira relação sexual; secundária – quando apresenta espaços de tempo sem ejaculação precoce; e ocasional ou situacional – tem uma frequência menor e com algumas pessoas. A ejaculação precoce secundária pode acometer homens de qualquer idade, com tempo de ejaculação normal, mas que por algum motivo se tornaram mais ansiosos.

Os principais fatores desencadeantes da ejaculação precoce são: Consumo excessivo de bebidas alcoólicas ou de drogas; Doença da próstata, diabetes ou doenças da tireoide; Estresse e ansiedade ocasionados pela rotina diária; Hipersensibilidade na zona peniana; Lesões na coluna vertebral e o uso excessivo de medicamentos.

Para evitar esses fatores de risco é muito importante o cultivo de bons hábito de vida, como uma boa alimentação aliada com atividades físicas. Assim, crises de ansiedade e estresse, que atualmente são os principais fatores psicológicos da doença, serão evitadas.

 

Existe tratamento?

O tratamento inclui psicoterapia e/ou o uso de antidepressivos (inibidores seletivos de recaptação da serotonina), que aumentam a quantidade de serotonina no cérebro. O que se espera é que ele seja eficaz para baixar o nível de ansiedade e aprender a controlar a resposta ejaculatória. Nesse processo, é muito importante contar com a ajuda de uma parceira cooperativa.

Se automedicar nunca é uma opção, esse método é perigoso e irresponsável. Para não colocar sua vida em risco, é aconselhado consultar um médico para saber a verdadeira procedência dos medicamentos e afins.

Não se acanhe se tiver ejaculação precoce e procure a ajuda de um especialista para resolver o problema. A terapia sexual costuma dar bons resultados. Esteja aberto para o tratamento psicoterápico. Além de ajudar a resolver a causa do problema, ele envolve a participação da companheira, o que repercute na melhora do relacionamento.

Os profissionais especializados recebem dezenas de casos como esses todos os dias. Eles estão ali para ajudar, sigilosamente e sem julgar ninguém. Com a ajuda adequada, a ejaculação rápida tem tratamento.

Ficou com alguma dúvida? Clique aqui para entrar em contato conosco e quem sabe podemos te ajudar!